Melhor Época Conhecer a Região de Visconde de Mauá

Quando ir para Visconde? Qual a melhor época para aproveitar a cidade? Quando ela fica mais bonita? Quando fica mais cheia? Qual o melhor período do ano? O melhor mês para explorar a cidade?

Se você tem essas dúvidas, acompanhe esse post até o final para decidir qual época combina mais com o seu perfil e estilo de viagem!

Como a região fica no Inverno
(Junho, Julho e Agosto)

quando ir para visconde de maua
Lareira em pousada de Visconde de Mauá

Por ser uma região serrana, o inverno certamente é o momento em que as pessoas mais buscam a cidade.

Isso porque a maior vocação turística fica ainda mais evidente quando as temperaturas caem vertiginosamente.

Vantagens do Inverno

É quando você colocará todos os seus agasalhos possíveis e poderá curtir um fondue à noite; poderá caminhar pela natureza com temperaturas baixas, mas ao mesmo tempo, com o clima seco.

Assim, não tende a chover, o que será ótimo para conhecer as cachoeiras e adentrar as estradas de terra, sem preocupação de enfrentar tanta lama a ponto de atolar o carro.

Ainda, com menos chuva, dificilmente terá preocupação se os rios encherão demais ou, até mesmo, menor risco de cabeça d’água.

O inverno fica mais intenso nos meses de julho e agosto.

Desvantagens do Inverno

Julho coincide com as férias escolares, de modo que as hospedagens ficam ainda mais concorridas.

Se você quiser aproveitar a região no inverno, porém o menos “lotada” possível, então agosto seria uma boa época.

Independente do mês, reserve com o máximo de antecedência possível. Assim, você poderá comparar as pousadas da sua preferência, e não as que sobrarem.

A grande desvantagem aqui é se você não curtir muito temperaturas bruscamente mais baixas…

Como a região fica no Verão
(Dezembro, Janeiro e Fevereiro)

Vale do Alcantilado, Visconde de Mauá

Vantagens do Verão

O sol traz ainda mais brilho para a região de Visconde de Mauá;

Essa é a época ideal se você quer as melhores fotos, tomar banho de cachoeira e curtir um refúgio no meio daquele verão escaldante.

Isso porque o Rio de Janeiro ferve no verão. As temperaturas ultrapassam os 40o e lotam as praias do litoral, mesmo à noite.

Então, fugir para a serra é uma ótima dica. Você pode aproveitar o sol, mas em temperaturas mais amenas por conta da presença da mata densa nos arredores dos vilarejos de Maringá, Maromba e Mauá.

No verão, as caminhadas e trilhas certamente aquecerão bastante e tornarão os banhos em rios e cachoeiras muito mais convidativos. Isso porque em qualquer que seja a época, a água do rio é com certeza muito gelada.

Desvantagens do Verão

A única ressalva é que alguns verões podem ser mais chuvosos do que o usual e chuva definitivamente acende o sinal de alerta para cabeças e trombas d’água.

Como é de praxe, os períodos de festas de final de ano e carnaval (caso o carnaval coincida com esses meses) são altas temporadas. Mesmo que em menor proporção que o inverno, esses períodos inflacionam os preços locais.

Quanto mais para o final do verão, menor tende a ser a “inflação turística”

Só para não ficar dúvida, chamo de “inflação turística” aquele aumento nos períodos de altíssima temporada. Você paga R$ 10,00 por uma bebida, sabendo que daqui 2 semanas, a mesma bebida custará metade do preço porque a cidade estará mais vazia.

Viajando no Ano Novo para Visconde de Mauá

Na virada, renovar as energias é praticamente uma meta pessoal do brasileiro. Não é à toa que as praias ficam lotadas para assistir queimas de fogos e reservar aquele momento para mentalizar os sonhos, bem como agradecer todas as conquistas.

Visconde de Mauá pode ser uma ótima opção, afinal o clima mágico da natureza é mais do que propício para esse momento, não é mesmo?

A Camila e o Marcelo, do blog Sobre a Estrada passaram o ano novo na região e contaram como foi a viagem deles. Vale a pena conferir!

Como Visconde de Mauá fica na Primavera
(Setembro, Outubro e Novembro)

Pousada Liláceas em Visconde de Mauá
Pousada Liláceas em Visconde de Mauá

Na estação das flores, não seria nenhuma surpresa dizer que as paisagens da região de Visconde de Mauá ficam ainda mais bonitas.

Vantagens da Primavera

Além de ser a época de maior exuberância da flora, é um período com várias opções de feriados e eventos regionais.

Esses 3 meses possuem feriados nacionais

Então se cair numa 5a, 6a ou 2af, é comum que as pousadas lancem seus pacotes. Se você puder viajar apenas em feriados, comece suas cotações com antecedência.

Se tiver disponibilidade fora de feriados, com certeza poderá aproveitar o mesmo gastando menos.

Desvantagens da Primavera

Aqui esbarra na mesma questão do verão.

Feriados e maior movimento podem impactar nos preços fazendo com que seu dinheiro renda menos.

Porém, de um modo geral, a região tem bom custo x benfício, e é possível aproveitar mesmo que a preferência seja por opções low cost.

Como é uma região relativamente pequena, quando o movimento aumenta, a concorrência por espaço aumenta proporcionalmente. Então, a dica é se antecipar mesmo, reservar tudo com antecedência e evitar horários de pico de restaurante.

Festival da Truta

Um evento dessa época é a “Temporada da Truta“, que esse ano está acontecendo de outubro a novembro.

A truta é uma das vocações regionais, vindo a protagonizar a gastronomia local.

MAUATUR – Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá – criou justamente esse evento para valorizar a gastronomia da região e divulgar a truta preparada pelos principais restaurantes e bares da região, oferecendo aos visitantes preparações exclusivas

Como Visconde de Mauá fica no Outono
(Março, Abril e Maio)

quando ir para visconde de maua
Flyer de Divulgação da Festa do Pinhão em 2013

Não tão quente como o verão, nem tão frio como o inverno.

No outono, as noites são mais longas já que escurece cedo.

Vantagens do Outono

Isso é perfeito para programas noturnos na região.

Curtir um vinho, a lareira e ter as mais inesquecíveis experiências gastronômicas.

Festa do Pinhão

Não foi à toa que a Festa do Pinhão – um dos eventos mais tradicionais de Visconde – acontece justamente em Maio.

O evento representa festival gastronômico trazendo grandes chefs do país. Num final de semana, os melhores pratos à base de produtos locais são preparados pelos restaurantes da região. No fim de semana seguinte, a festa acontece nas ruas, com barraquinhas de comidas e bebidas.

Se quiser saber mais sobre o Concurso Gastronômico no Mês do Pinhão, não deixem de conferir o post do Casal de Mochilão

Desvantagens do Outono

Seguindo a lógica dos tópicos anteriores, eu precisaria comentar aqui as vantagens e desvantagens. Ainda não consegui vislumbrar nenhuma desvantagem, então vou ficar devendo essa..(se alguém tiver uma para citar, seja bem vindo para comentar.)

E você? Quando prefere ir para Visconde de Mauá? 

Camila Sales

Camila Sales

Redatora apaixonada por viagens e turismo. O que me deixa mais feliz que viajar e escrever? Ler os comentários no final do post =)
Camila Sales
Compartilhe: