Turismo em Visconde de Mauá

Durante o dia, há uma série de opções de passeios que podem ser feitos em Visconde de Mauá, em qualquer uma das vilas da região: Maringá, Maromba ou Mauá.

  • Natureza

A principal característica da região é a natureza, por estar localizada no pé da Serra da Mantiqueira, famosa pela exuberância da mata atlântica.

Nada mais natural então do que explorar diversos tipos de trilha, aventurar-se pelas cachoeiras, deslumbrar mirantes e sentir a energia incomparável da natureza.

Trazemos aqui no portal uma página catalogando as principais atrações turísticas que podem fazer parte do seu roteiro de viagem para Visconde de Mauá.

  • Centro comercial

Além dos tours em meio à natureza, os centros comerciais das vilas da região são muito aprazíveis.

É possível viver a cultura da região, conhecer o artesanato, a cultura hippie, aproveitar um café ou chocolate quente em uma delicatessen rural, ou até mesmo encontrar ótimas peças nas lojinhas que movimentam o comércio local.

Vila de Maringá, Visconde de Mauá
  • Roteiros de charme e Hotéis-fazenda

É comum ver Visconde de Mauá nos destinos de roteiros de charme do Brasil.

Isso porque muitas propriedades apresentam uma ótima infraestrutura e extremo bom gosto.

Ao aliar isso com as vocações turísticas da região, criou-se uma verdadeira malha hoteleira integrada com uma região privilegiada pela natureza.

Assim, ao optar uma hospedagem diferenciada, é de se imaginar que o dia poderá ser perfeito simplesmente pelas próprias instalações do seu hotel e pousada.

E, para isso, você não precisa necessariamente ter tanto dinheiro em caixa.

Por exemplo, a 1a vez que fomos para Visconde de Mauá, encontramos o Sítio da Ponte, que na época oferecia uma diária de R$ 120,00. Tudo bem que isso tem bastante tempo e certamente não é mais o valor atual.

Mas é possível ainda obter ótimo custo x benefício.

E você pode ter um ótimo dia simplesmente pelo fato estar hospedado em um lugar privilegiado.

Na Sítio da Ponte, por exemplo, havia uma piscina natural, uma trilha dentro da pousada, ampla piscina, enfim..você pode ter um dia bastante agradável, preenchido pelas próprias opções de lazer do lugar em que estiver hospedado.

  • Conhecer as vilas

Cada vila da região possui seus diferenciais.

Dependendo da quantidade de dias que estiver na cidade, reserve cada dia para uma dessas vilas.

Um dia em Maringá para passear tanto pelo lado de MG, quanto do RJ

A Maromba também possui um centro, mas menos desenvolvido que Maringá. Porém há ótimas atrações nas proximidades que poderão fazer parte do seu tour diurno pela cidade.

Em Mauá, o comércio é mais raso, porém tem crescido muito, e se destaca pela Prainha – uma praia fluvial. Perfeita para famílias, especialmente com crianças.

Vila de Maringá, Visconde de Mauá
  • Banho de cachoeira

Mergulhar na praia é ótimo, certo? Mas a água da cachoeira também não fica atrás.

São naturalmente águas bem geladas, mas sempre depois de um mergulho, vem uma sensação maravilhosa no corpo. É como se verdadeiramente lavasse nossa alma.

Há as cachoeiras com acesso mais difícil pela trilha, mas também há aquelas de acesso mais fácil.

Uma dica de cachoeira com fácil acesso e que merece o mergulho é a 1a cachoeira no Vale do Alcantilado. É bastante tranquila e conta com a infraestrutura do sítio.

Vale do Alcantilado, Visconde de Mauá

Porém vale sempre alertar para sempre tomar cuidado. Não apenas pelas possibilidades de tromba d’água ou cabeça d’água, mas também pela cautela em respeitar a natureza.

O curso dos rios muda, o volume de água e a intensidade com que fui também muda. Por isso, sempre se deve estudar o local, prestar atenção em animais (cobras, por exemplo), cuidado para não se cortar com pedras, avaliar a profundidade antes de saltar, enfim…prudência nunca é demais.

  • Aventurar-se em trilhas

Com tanta riqueza privilegiada pela Mata Atlântica, o que não faltam são trilhas em Visconde de Mauá.

Algumas são bastante intensas, outras são bem simples.

Se você não tiver qualquer familiaridade, pode contratar um Jeep Tour, onde um guia pode acompanhar e dar um suporte.

Nas primeiras vezes que fomos para a região, contratamos a T&T Adventures (Rodrigo – Tels.: (24) 3387-1080 e 9979-6354 – ttadventures@ig.com.br)

A propósito, a Juh Oliveira fez um relato completo sobre tilhas e cachoeiras em Visconde de Mauá (algumas que nós sequer tínhamos ouvido falar) no blog Boradescobrir

Confiram!

  • Experimentar a truta da região

Pela vocação regional, a truta encontrou o local perfeito para ser criada, na região de Visconde de Mauá

Você pode conhecer o Centro de Psicultura, e até mesmo pescar sua própria truta. O restaurante Truta Rosa também é especializado nas possibilidades gastronômicas a partir dessa iguaria regional.

Centro de Psicultura de Visconde de Mauá

Depois de um dia cheio, veja aqui o que você pode fazer à noite na região de Visconde de Mauá.

Agora para conferir mais opções de como aproveitar Visconde, continue a leitura aqui:

O que fazer em Visconde de Mauá

Camila Sales

Camila Sales

Redatora apaixonada por viagens e turismo. O que me deixa mais feliz que viajar e escrever? Ler os comentários no final do post =)
Camila Sales
Compartilhe: