Visconde de Mauá – O Centro

Vila de Maringá, Visconde de Mauá

Qualquer que seja a viagem, ter um centro faz toda a diferença.

Além de trazer um charme a mais para a região, um centro comercial com infraestrutura é fundamental para tornar sua estadia mais agradável, além de oferecer o apoio caso prolongue sua viagem por mais tempo.

Após fazer os passeios, é ótimo ter um ponto de encontro, especialmente à noite, para curtir um lugar agradável, ouvir boa música e experimentar a culinária local.

Nisso, o Centro de Visconde de Mauá, mais especificamente a região da Vila de Maringá, não deixa a desejar.

Muito pelo contrário, vem se tornando cada vez mais um pólo gastronômico e cultural.

Rusticidade do Centro de Visconde de Maua

Vila de Maringá, Visconde de Mauá

Mesmo tendo um comércio mais desenvolvido, o Centro de Visconde não perdeu seu charme e rusticidade, mantendo as características mais genuínas da região.

As lojas são bastante charmosas, existe uma variedade de opções de restaurante, artesanato, delicatessen rural, ateliês, lanchonetes, fora as mercearias, farmácia, enfim..todo o suporte necessário mesmo que tão distante da vida urbana.

A região fica literalmente cercada por vales, no alto da montanha. Até pouco tempo atrás, sequer havia um acesso facilitado.

Então, o abastecimento da cidade era eventualmente comprometido pelas condições da estrada.

Após a implementação da estrada-parque, o acesso ficou naturalmente mais fácil.

O lado ruim disso é que trouxe também um inchaço no movimento, desgastando e até mesmo muitas vezes depredando a região.

Mas quem mora em Visconde tem verdadeiro apreço pela natureza e luta para preservar e manter a região da melhor forma possível.

Centro de Visconde de Mauá – Pólo Gastronômico

Vila de Maringá, Visconde de Mauá

Dentre as vocações regionais de Visconde, a gastronomia é sem dúvida uma delas.

O cultivo da truta, que encontra terreno propício nos rios da região, transforma esse peixe em verdadeiras iguarias. Não foi à toa que deu origem ao Festival da Truta.

Além da truta, o turismo rural faz parte da região, trazendo para o centro de Visconde diversos produtos da fazenda com venda de queijos, doces, pimentas, licores, manteigas e cachaças artesanais.

O cultivo de orgânicos também marca presença em muitos dos restaurantes. Um dele é o Dom Corleone, que particularmente amo e sempre que vou para vila de Maringá, não deixo de jantar nele. Alguns dos principais pratos são as massas artesanais, temperadas com ervas frescas da horta do restaurante.

A Vila de Maringá é a mais desenvolvida comercialmente na região de Visconde e é a ela que nos referimos quando falamos sobre o Centro.

A Vila é separada pelo Rio Preto, divisa entre os estados de MG e RJ. Assim, temos ainda a felicidade de 2 alamedas gastronômicas. Uma alameda mineira, e outra carioca.

Ambas possuem muitos restaurantes, lanchonetes, diversos estilos para todos os gostos e bolsos.

O romântico

Se procurar o restaurante mais romântico, fica a dica para o Borbulha, no lado mineiro de Maringá

Um xodó

Como sempre tive ótimas experiências no Dom Corleone, não tem como deixar de citá-lo nessa lista. Ótimo custo benefício e ambiente muito aconchegante.

Vila de Maringá, Visconde de Mauá

Sofisticado

Um restaurante refinado..o Rosmarinus! Fica ao lado da pousada Sítio da Ponte, uns 500m antes de entrar a Alameda Gastronômica, lado do Rj de Maringá

Fotos de Rosmarinus. Créditos: http://www.rosmarinus.com.br/
Fotos de Rosmarinus. Créditos: http://www.rosmarinus.com.br/

Ao lado do rio

Um local para curtir o almoço bem ao lado do rio..o restaurante Bom Apetite, bem do lado da ponte que atravessa o Rio Preto

Vila de Maringá, Visconde de Mauá

Melhor truta

Bem no Centro de Psicultura, o Truta Rosa é o ícone para quem deseja experimentar a truta da região.

Centro de Psicultura de Visconde de Mauá

Chocólatras

Chocolateria Doce Lembrança para esquentar a tarde com um chocolate direto da fábrica!

Reduto Hippie

Por conta do astral de Visconde de Mauá, especialmente pela presença natureza, não é de surpreender que as vilas se tornaram no passado um verdadeiro destino para os hippies.

Afinal, já que se trata de um movimento preocupado com questões ambientais e total afinidade com a natureza, nada mais natural do que o interesse por uma região que é sinônimo de santuário ecológico.

Com isso, as feiras de artesanato hippie continuam encontrando espaço nos vilarejos, incluindo o centro de Visconde, na região de Maringá.

Comércio e Artesanato no Centro de Visconde de Maua

Vila de Maringá, Visconde de Mauá

Não apenas a cultura hippie, mas as riquezas da fazenda e do turismo ecológico ganharam espaço no comércio e artesanato regional.

Roupas de frio, tapeçarias, souvenirs, arte e pintura.. diversos tipos de loja ganharam espaço nas vilas de Visconde de Mauá.

Produtos da fazenda como mel, queijos, cachaças, manteigas, cogumelos costumam ser comercializados diretamente pelo produtores nas vilas.

No centro de Visconde não foi diferente, as principais vias concentram diversos estabelecimentos formando um pólo de compras.

Dicas de Compras no Centro de Visconde de Maua – Maringá

Vila de Maringá, Visconde de Mauá
  • Compramos lenha no Centro para repor a lareira.
  • Também fica a dica para comprar queijos, mashmallow e vinho para esquentar a noite no chalé nos meses de inverno.
  • As lojas Curumim possuem grande tradição e diversas unidades no centro de Visconde. É uma opção para quem esqueceu algum item, como uma luva, ou o traje de banho.
  • Lojas com uma pegada mais mística e peças mais exclusivas de moda também marcam presença em Maringá, para quem gosta do estilo.

Partiu Visconde de Mauá!

Planejando sua viagem para Visconde? Então não deixe de ler mais sobre:

Informações Úteis sobre Visconde de Mauá

7 programas favoritos para fazer à noite em Visconde de Mauá

Camila Sales

Camila Sales

Redatora apaixonada por viagens e turismo. O que me deixa mais feliz que viajar e escrever? Ler os comentários no final do post =)
Camila Sales

Últimos posts por Camila Sales (exibir todos)

Compartilhe: